O Curso de Relações Públicas da UEL é um dos mais antigos do país, sendo fundado em 1974. Durante esses mais de 45 nos de existência do curso tivemos diversos acontecimentos que marcaram nossa história!

Visando relembrar esses momentos, os estudantes da turma 2018 do curso desenvolveram o evento Olhares RP, resgatando a história do curso no ano que completamos 45 anos. Para este evento foi construída uma linha do tempo que resgata detalhes de toda nossa trajetória.

Conheça a linha do tempo do Curso de Relações Públicas da UEL!

Linha do tempo - RP

2021
Novo Portal RP UEL

Em 2021 fazemos o lançamento do Portal RP UEL, buscando resgatar a história do Portal de Relações Públicas e Transmarketing, desenvolvido pelo Professor Fortes no ano de 1999.

O Portal de RP e Transmarketing é um marco na divulgação das RP no país, foi o primeiro Portal Web da área!

2019
Relançamento da Revista NIC

No período de 2012 a 2019, houve uma pausa na produção da REVISTA NIC e, em 2019, durante a 14a JORNADA DE RELAÇÕES PÚBLICAS, acontece o relançamento do periódico.

2016
Novo projeto pedagógico

Aprovada a Resolução CEPE/CA Nº 05/2016, que reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Relações Públicas a ser implantado no ano letivo de 2016.

 

Criação da CONECTE – Empresa Junior do Curso de Relações Públicas, com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação.

2015
Novo nome e mais produções

Ingressa a 1a turma que terá o título de Graduação em Relações Públicas. A mudança foi aprovada pela Resolução CEPE no 013/2014, que altera o nome do Curso de Graduação em Comunicação Social – Habilitação: Relações Públicas, a vigorar a partir do ano letivo de 2015, para Curso de Graduação em Relações Públicas.

 

Professores do curso de Relações Públicas da UEL se consolidam como escritores da área de RP e Comunicação Organizacional. Destacam-se as publicações dos professores Waldyr Gutierrez Fortes, Mariângela Benine Ramos da Silva, Marlene Marchiori e Regina Escudero, contabilizando mais de 20 livros, publicados/organizados.

2014
VIII ABRAPCORP

Londrina sedia o VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – ABRAPCORP, organizado pelo curso de Relações Públicas em conjunto com outras entidades.

 

Formação do NDE – Núcleo Docente Estruturante, responsável pelo estudo e proposição do novo projeto pedagógico do curso de Relações Públicos. O Núcleo foi coordenado pela professora Marta Terezinha Motta Campos Martins em conjunto com professores da área.

 

UEL sedia o IX ECLESIOCOM – Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial, promovida anualmente pela Cátedra Unesco de Comunicação, da Universidade Metodista de São Paulo. A coordenação na UEL, ficou sob responsabilidade da Prof. Maria Amélia Miranda Pirolo, com apoio dos docentes do curso de Relações Públicas.

2013
RP UEL 40 Anos

Início das comemorações dos 40 anos de implantação do curso de Relações Públicas da UEL

2012
Prêmio Opinião Pública

A comissão responsável pela comemoração dos 40 anos da Universidade Estadual de Londrina, coordenada pelas professoras Mariângela Benine Ramos da Silva e Cristiane Cordeiro Nascimento, ganha prêmio nacional “Opinião Pública” do CONRERP (Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas)

2011
XII INTERCOM SUL

UEL sedia o XII INTERCOM SUL 2011 – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Regional Sul. Realizado em Maio de 2011, o congresso reuniu as principais instituições de ensino superior dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Foram realizadas: uma conferência, duas palestras, três painéis de discussão, seis sessões do Intercom Jr., 56 bancas do Expocom, oito sessões de divisões temáticas e 25 oficinas, com participação ativa dos docentes do Departamento de Comunicação e do Programa de Mestrado em Comunicação da UEL.

2010
Mais uma nota máxima

Relações Públicas recebe nota máxima (5) do Guia do Estudante da Editora Abril

 

Em março de 2010, o nome da Atlética foi alterado para Associação Sedentlética de Comunicação Waldyr Gutierrez Fortes – ASCOF,  em homenagem ao Professor Fortes, que nos deixou em 2009.

2009
Homenagem ao Professor Fortes

Trabalhos de Comunicação são premiados no EXPOCOM, além da homenagem ao Professor Waldyr Gutierrez Fortes, que recebeu a medalha ‘’Dois de Dezembro’’, maior prêmio do país, na área de Relações Públicas!

 

Aula inaugural da pós-graduação em Comunicação Organizacional com a Professora Doutora Margarida Maria Krohling Kunsch, considerada um dos nomes mais importantes na área de Relações Públicas, pioneira nos estudos de Comunicação Organizacional no Brasil.

 

Aprovada a Resolução CEPE n. 0258/2009, que reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Relações Públicas para vigorar a partir do ano letivo de 2010

2008
Nota 5 na Abril

Relações Públicas recebe nota máxima (5), no Guia do Estudante da Editora Abril

Sedentlética

Fundação da SEDENTLÉTICA DE COMUNICAÇÃO, em 14 de novembro de 2008.

Nossa Produção Científica

Criação da REVISTA NIC pelo Professor Doutor Renato Rodrigues Martins. Periódico on-line especializado na divulgação das produções científicas de alunos e professores.

 

Professora Marlene Regina Marchiori lança livros na Bienal do Livro em São Paulo: Cultura e Comunicação Organizacional e Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional

2007
Nota 4 no Guia Estudante da Abril

Relações Públicas recebe nota 4 no Guia do Estudante da Editora Abril

2006
Novas Especializações e Avaliações

Implantação do curso de Especialização em Eventos: Estratégias de Planejamento e Organização pelas professoras Mariângela Benine Ramos da Silva (in memoriam) e Zilda Aparecida Freitas de Andrade. Nos anos posteriores houve a iniciativa de duas novas especializações: Comunicação Organizacional e Comunicação com o Mercado.

 

O curso de Relações Públicas recebe nota máxima no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

2004
Separação e autonomia

Em 2004, houve a separação dos colegiados dos cursos de Comunicação Social em Colegiado de Jornalismo e Colegiado de Relações Públicas, que proporcionou maior autonomia didática e  pedagógica para os cursos.

1999
Criação do Portal de RP e Transmarketing

Em 1999 o Professor Fortes lançou o primeiro Portal Web sobre a área de Relações Públicas, o Portal de RP e Transmarketing. O Portal foi um marco na produção da área na Web, tendo sido premiado pela ABRP!

 

Clique aqui para conhecer mais sobre o Portal de RP e Transmarketing e poder visualizar como ele era!

1995
A primeira pós Lato Sensu

No ano de 1995, numa iniciativa pioneira e vanguardista, foi aberto o primeiro Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do país, intitulado Curso de Especialização Relações Públicas Empresariais.

1991
O 4º melhor curso do País!

Em 1991 a Revista Playboy realizou uma pesquisa em nível nacional revelando os cursos nota 10 no país. O curso de Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina foi classificado como o 4º melhor do Brasil.

 

Além disso o sistema de ensino foi alterado de crédito semestral para o seriado anual.

1988
Nova casa

Os primeiros semestres ocorreram no antigo prédio do Instituto Vocacional Filadélfia em 1974, onde atualmente se encontra a UNIFIL. Após dois anos de atuação no Instituto Filadélfia, em 1976, o curso foi transferido para os “barracões” atrás do Centro de Ciências Humanas (CCH), conhecido como CEQUINHA.

Em 1988 o curso foi transferido para o atual Escritório de Relações Públicas na Universidade Estadual de Londrina.

1986
Primeiro evento da área em Londrina

Realização do primeiro evento oficial da área de Relações Públicas em Londrina, com alunos e professores de todo Brasil, em maio de 1986.

1983
O Jornal Espaço

O Jornal Espaço, criado em 1983, foi o primeiro jornal laboratório produzido por um curso de Relações Públicas no Brasil, com apoio e supervisão dos professores do curso de Jornalismo. O objetivo era noticiar as atividades do curso de Relações Públicas da UEL. A tiragem tinha uma média de 900 exemplares, distribuídos por todo país

1979
Formatura e Fechamento do Curso

Com a formatura da primeira turma do curso de Comunicação Social (Jornalismo/Relações Públicas) ficou aberto o caminho para o reconhecimento do curso, que ocorreu em 28 de junho de 1979.

Em 1979 foi decidido que haveria a desativação do curso de Relações Públicas. O curso deixaria de ser uma das opções do vestibular da UEL nos anos 1980 e 1981. Ao saber da informação, o docente Waldyr Gutierrez Fortes elabora um estudo, juntamente com estudantes e professores, no qual constata a importância da manutenção do curso. Seu estudo foi decisivo para a continuidade e evolução do curso de Relações Públicas.

1978
A 1ª Publicação do Curso

Foi lançado a primeira publicação do curso, o INFORP — Boletim Informativo de Relações Públicas.

1977
As primeiras professoras e professores

O primeiro grupo de docentes do curso de Comunicação Social (Jornalismo/Polivalente), foi composto por: Luzia Mitsue Yamashita Deliberador, José Maria Tavares de Andrade, Wilson da Costa Bueno, Ana Cristina Gomes Bueno, Robério Marcelo Rodrigues Ribeiro. O primeiro docente exclusivo da área de Relações Públicas foi contratado em 1977, o professor Waldyr Gutierrez Fortes (in memoriam).

1976
Agora sim, Comunicação Social – Relações Públicas

A proposta de habilitação Polivalente dá lugar à habilitação específica de Relações Públicas através Resolução 338/76 de 26/06/1976, atribuindo o Grau de Bacharel em Comunicação Social, com Habilitação em Relações Públicas. A medida foi ratificada pelo Decreto Federal Nº 83.656 de 28/06/79

1974
O início

O curso se iniciou, de fato, no dia 01/08/1974, nos períodos matutino e vespertino. A primeira organização curricular foi criada, composta em 8 semestres. O professor Ruy Fernando Barboza foi um dos fundadores do Curso de Comunicação Social da UEL e foi o primeiro Chefe de Departamento de Comunicação. Em 14 de agosto de 1974, Luzia Mitsue Yamashita Deliberador tornou-se a primeira professora no curso de Comunicação, onde atuou até 2002.

1973
Criação do Curso de Comunicação Social

Em 15/12/1973, por meio da resolução Nº 202/73 foi criado oficialmente o curso de Comunicação Social da Fundação Universidade Estadual de Londrina que previa, inicialmente, as habilitações: Jornalismo e Polivalente, concedendo ao concluinte o grau de Bacharel.