O Curso de Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é um dos mais antigos da país, sendo reconhecido em 1974.

Nossos estudantes são formados para prestar assessoramento na solução de problemas institucionais e socioculturais que influenciam na posição das organizações perante a opinião dos públicos por meio do gerenciamento da comunicação. Planejar e executar programações de opinião pública. Orientar dirigentes de organizações na formulação de políticas de Relações Públicas. Informar e orientar a opinião pública sobre os objetivos de uma organização. Abrir canais dirigidos de comunicação com os públicos. Planejar e supervisionar a utilização de multimídia para fins institucionais. Exercer o ensino da comunicação social com ênfase em Relações Públicas.

Durante toda nossa história, nossos projetos pedagógicos são focados na formação de profissionais alinhados com o mercado, por isso desde a primeira turma do curso existem atividades de disciplinas e Estágio Supervisionado que permitem formar estudantes preparados para o mercado de trabalho.

Missão do curso

A missão do curso é oferecer ensino de qualidade, baseando-se nos fundamentos que delineiam a profissão, pautada em princípios éticos. Propiciar aos estudantes a possibilidade de atuação nas diferentes áreas da profissão, bem como antecipar tendências, desenvolver atividades comunicacionais criativas, que possibilitam aos estudantes uma formação reflexiva e crítica.

Visão do curso

Formar profissionais com competência e habilidades na aplicação dos conhecimentos da teoria e da prática em Relações Públicas, buscando inovar e ampliar as diversas áreas de atuação do profissional.

Objetivo geral

Formar profissionais com competência para a gestão comunicacional interdisciplinar, espírito empreendedor e responsabilidade ética para investigar a realidade social, econômica, política, cultural e ambientar, analisar e interferir científica e empiricamente na gestão sustentável da comunicação organizacional

Objetivos específicos

 Habilitar o aluno para:

  • Adotar uma postura ética para compreender as áreas do conhecimento e de atuação articulada das relações públicas com as organizações sociais fundamentada nos princípios dos direitos humanos.
  • Praticar a profissão considerando as questões contemporâneas, voltadas para a globalização, os direitos humanos e sustentabilidade, de natureza multidisciplinar.
  • Conhecer e dominar as linguagens, as técnicas e as tecnologias midiáticas para gestão de processos comunicacionais.
  • Planejar de modo integral e estratégico os relacionamentos com os públicos, orientados pelas demandas organizacionais e pela opinião dos stakeholders.
  • Valorizar a dimensão pública da comunicação e as técnicas necessárias para legitimar a comunicação pública, comunitária e governamental em consonância com o interesse coletivo.
  • Administrar crises e controvérsias promovendo ações para construir e preservar a imagem e a reputação das organizacionais.

Disciplinas do curso

As disciplinas e atividades do curso se organizam em:

  • Uma disciplina essencial por ano, de duração anual;
  • Disciplinas totalmente presenciais;
  • Disciplinas híbridas (ministradas presencialmente e com atividades remotas através de Moodle e outros sistemas);
  • Duas disciplinas de estágio, uma no 3º ano e uma no 4º ano;
  • 200 horas de Atividades Acadêmicas Complementares que podem ser realizadas durante os 4 anos do curso.
Primeiro anoCarga horária
Coaching em apresentação oral e audiovisual90
Recursos de informação para pesquisa científica30
Filosofia e ética30
Introdução aos estudos da comunicação60
Produção de texto em RP60
Comunicação visual em RP60
Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação30
Fundamentos, teoria e técnicas das RP75
Estudos de fotografia em RP60
Vídeo em RP60
Gestão de relacionamento com Públicos75
Administração em RP60
Teorias da Comunicação60
Segundo anoCarga horária
Metodologia de pesquisa em RP60
Comunicação popular e comunitária90
Tecnologias de informação e comunicação60
Cerimonial e Protocolo para RP30
Comunicação e cultura60
Cultura organizacional60
Comunicação com o mercado90
Comunicação organizacional90
Eventos estratégicos em RP60
Produção de conteúdo em RP60
Relações Públicas Comunitárias30
Ética organizacional e profissional em RP60
Estatística60
Terceiro anoCarga horária
Estágio obrigatório I90
Planejamento em Relações Públicas120
Empreendedorismo e gestão financeira em RP30
Campos conceituais e análise da Opinião Pública60
Empreendedorismo e Inovação em RP30
Comunicação pública60
Pesquisa institucional90
Pesquisa de Opinião em RP60
Códigos e sistemas de Comunicação60
Comunicação digital em RP60
Sociologia das Organizações30
Quarto anoCarga horária
Estágio obrigatório II110
Projetos científicos em RP30
Perspectivas teóricas e tendências das RP60
Estética e Comunicação60
Bases teóricas para o TCC em RP90
Psicologia social e institucional60
Crises e conflitos organizacionais na gestão de relacionamento60
Relações Públicas Internacionais60
Campos profissionais da comunicação60
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)150