O Curso de Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é um dos mais antigos da país, sendo reconhecido em 1974.
Nossos estudantes são formados para prestar assessoramento na solução de problemas institucionais e socioculturais que influenciam na posição das organizações perante a opinião dos públicos por meio do gerenciamento da comunicação. Planejar e executar programações de opinião pública. Orientar dirigentes de organizações na formulação de políticas de Relações Públicas. Informar e orientar a opinião pública sobre os objetivos de uma organização. Abrir canais dirigidos de comunicação com os públicos. Planejar e supervisionar a utilização de multimídia para fins institucionais. Exercer o ensino da comunicação social com ênfase em Relações Públicas.
Durante toda nossa história, nossos projetos pedagógicos são focados na formação de profissionais alinhados com o mercado, por isso desde a primeira turma do curso existem atividades de disciplinas e Estágio Supervisionado que permitem formar estudantes preparados para o mercado de trabalho.
Missão do curso
A missão do curso é oferecer ensino de qualidade, baseando-se nos fundamentos que delineiam a profissão, pautada em princípios éticos. Propiciar aos estudantes a possibilidade de atuação nas diferentes áreas da profissão, bem como antecipar tendências, desenvolver atividades comunicacionais criativas, que possibilitam aos estudantes uma formação reflexiva e crítica.
Visão do curso
Formar profissionais com competência e habilidades na aplicação dos conhecimentos da teoria e da prática em Relações Públicas, buscando inovar e ampliar as diversas áreas de atuação do profissional.
Objetivo geral
Formar profissionais com competência para a gestão comunicacional interdisciplinar, espírito empreendedor e responsabilidade ética para investigar a realidade social, econômica, política, cultural e ambientar, analisar e interferir científica e empiricamente na gestão sustentável da comunicação organizacional
Objetivos específicos
Habilitar o aluno para:
- Adotar uma postura ética para compreender as áreas do conhecimento e de atuação articulada das relações públicas com as organizações sociais fundamentada nos princípios dos direitos humanos.
- Praticar a profissão considerando as questões contemporâneas, voltadas para a globalização, os direitos humanos e sustentabilidade, de natureza multidisciplinar.
- Conhecer e dominar as linguagens, as técnicas e as tecnologias midiáticas para gestão de processos comunicacionais.
- Planejar de modo integral e estratégico os relacionamentos com os públicos, orientados pelas demandas organizacionais e pela opinião dos stakeholders.
- Valorizar a dimensão pública da comunicação e as técnicas necessárias para legitimar a comunicação pública, comunitária e governamental em consonância com o interesse coletivo.
- Administrar crises e controvérsias promovendo ações para construir e preservar a imagem e a reputação das organizacionais.
Disciplinas do curso
As disciplinas e atividades do curso se organizam em:
- Uma disciplina essencial por ano, de duração anual;
- Disciplinas totalmente presenciais;
- Disciplinas híbridas (ministradas presencialmente e com atividades remotas através de Moodle e outros sistemas);
- Duas disciplinas de estágio, uma no 3º ano e uma no 4º ano;
- 200 horas de Atividades Acadêmicas Complementares que podem ser realizadas durante os 4 anos do curso.
Primeiro ano | Carga horária |
---|---|
Coaching em apresentação oral e audiovisual | 90 |
Recursos de informação para pesquisa científica | 30 |
Filosofia e ética | 30 |
Introdução aos estudos da comunicação | 60 |
Produção de texto em RP | 60 |
Comunicação visual em RP | 60 |
Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação | 30 |
Fundamentos, teoria e técnicas das RP | 75 |
Estudos de fotografia em RP | 60 |
Vídeo em RP | 60 |
Gestão de relacionamento com Públicos | 75 |
Administração em RP | 60 |
Teorias da Comunicação | 60 |
Segundo ano | Carga horária |
---|---|
Metodologia de pesquisa em RP | 60 |
Comunicação popular e comunitária | 90 |
Tecnologias de informação e comunicação | 60 |
Cerimonial e Protocolo para RP | 30 |
Comunicação e cultura | 60 |
Cultura organizacional | 60 |
Comunicação com o mercado | 90 |
Comunicação organizacional | 90 |
Eventos estratégicos em RP | 60 |
Produção de conteúdo em RP | 60 |
Relações Públicas Comunitárias | 30 |
Ética organizacional e profissional em RP | 60 |
Estatística | 60 |
Terceiro ano | Carga horária |
---|---|
Estágio obrigatório I | 90 |
Planejamento em Relações Públicas | 120 |
Empreendedorismo e gestão financeira em RP | 30 |
Campos conceituais e análise da Opinião Pública | 60 |
Empreendedorismo e Inovação em RP | 30 |
Comunicação pública | 60 |
Pesquisa institucional | 90 |
Pesquisa de Opinião em RP | 60 |
Códigos e sistemas de Comunicação | 60 |
Comunicação digital em RP | 60 |
Sociologia das Organizações | 30 |
Quarto ano | Carga horária |
---|---|
Estágio obrigatório II | 110 |
Projetos científicos em RP | 30 |
Perspectivas teóricas e tendências das RP | 60 |
Estética e Comunicação | 60 |
Bases teóricas para o TCC em RP | 90 |
Psicologia social e institucional | 60 |
Crises e conflitos organizacionais na gestão de relacionamento | 60 |
Relações Públicas Internacionais | 60 |
Campos profissionais da comunicação | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 150 |